O que é o Arduino?

robo_arduinoCriado em 2005 em Ívre, Itália, com o intuito de interagir em projetos escolares de forma a ter um orçamento menor que outros sistemas de prototipagem disponíveis naquela época, o Arduino vem crescendo desde então. Ele é uma plataforma física de computação de código aberto baseado numa simples placa microcontroladora, e um ambiente de desenvolvimento para escrever o código para a placa.

O Arduino pode ser usado para desenvolver objetos interativos, admitindo entradas de uma séria de sensores ou chaves, e controlando uma variedade de luzes, motores ou outras saídas físicas. Projetos do Arduino podem ser independentes, ou podem se comunicar com software rodando em seu computador (como Flash, Processing, MaxMSP.). Os circuitos podem ser montados à mão ou comprados pré-montados; o software de programação de código-livre pode ser baixado de graça.

A linguagem de programação do Arduino é uma implementação do Wiring, uma plataforma computacional física semelhante, que é baseada no ambiente multimídia de programação Processing.

O Arduino possui uma grande gama de material para apoio e estudo, tanto de maneira oficial (blog, twitter, fórum, canais de vídeo) como de maneira espontânea criada por pessoas comuns que já possui algum tipo de experiência na área.

Portanto o seu aprendizado é rápido e fácil, o usuário não precisar saber muito de programação ou eletrônica. Basta querer aprender!!!